Por: A Tribuna
14/04/2021
10:04

Estudos da Fundação Seade - Sistema Estadual de Análise de Dados, vinculada ao Governo de São Paulo sobre o crescimento da população mostram que Amparo em 2050 terá uma população 4,49% menor que a atual. A projeção mostra ainda que daqui a 29 anos, a população com idade entre 0 e 14 anos será minoria. Já o número de pessoas com idade acima de 60 anos representará 35%. Atualmente o percentual de pessoas nesta idade no município é de 18,27%.

Pelos estudos apresentados, Amparo deve registrar crescimento da população até 2030 quando a população estimada deve chegar a 71.156 pessoas. Atualmente a população do município apurada pelo Seade é de 69.639 pessoas. Em 2040 a estimativa populacional de Amparo é de 69.883 pessoas e em 2050 de 66.509 pessoas.

O estudo mostra ainda que a maior faixa etária da população em Amparo será de pessoas acima de 75 anos, com um total de 12,6%. Atualmente a maioria da população de Amparo tem de 35 a 39 anos com um total de 8,7%. Pelas projeções, a maioria da população de Amparo em 2050 continuará sendo de mulheres com 50,1% dos total contra 49,9% de homens.

O estudo do Seade aponta que em 2050, a faixa etária com menor quantidade de pessoas será de crianças com idade de 0 a 4 anos, com um total de apenas 3,5%

Plataforma

A Fundação Seade - Sistema Estadual de Análise de Dados, vinculada ao Governo de São Paulo, disponibilizou uma plataforma interativa de consulta de dados sobre as 645 cidades do Estado. Trata-se do Seade Painel, que pode ser acessado por meio do link: https://painel.seade.gov.br/municipios. Todas as informações estão dispostas em painéis com gráficos, tabelas e mapas, e agrupados em cinco tópicos: População, Economia, Emprego, Saúde e Educação.

“Para os municípios, esses dados são extremamente relevantes, além de servirem como base de estudos, tanto escolar quanto para o expediente da administração pública. Vale ainda frisar que a plataforma é democrática, voltada para a utilização de todos os interessados, sendo ainda de fácil interação. E, não menos importante: todas as informações são seguras e oportunamente atualizadas”, observa o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, responsável pela interlocução do Governo de São Paulo com as cidades.

No tema População, o Seade Painel abarca dados sobre a população total das cidades, a densidade demográfica, a população por sexo e por faixa etária, o grau de urbanização e o número de habitantes por domicílio. Já no item Economia, há informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB) Municipal, o PIB per capita, a distribuição da riqueza material entre Indústria, Serviços e Agricultura, o valor das exportações e das importações, e a produção agropecuária local.  

Elementos acerca da evolução do emprego formal das cidades e do rendimento médio, segundo o grau de escolaridade e o setor de atividade, também podem ser acessados no portal da Fundação Seade, na aba Emprego. No campo Saúde, o internauta encontra o número de leitos hospitalares, de médicos e de enfermeiros que atuam em âmbito municipal, bem como o quantitativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e do setor privado.

Na temática Educação, há conteúdo sobre matrículas das redes municipal, estadual e particular; além de taxa de ocupação em creche, pré-escola e ensino fundamental e médio. Números alcançados pelas cidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os anos de 2015 e 2019 também são facilmente encontrados no site.

Para acessar o Seade Painel não há necessidade de cadastro. De fácil acesso, o portal é intuitivo e, também, de simples manuseio. 

 

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78