Com casos de dengue ainda em crescimento na cidade, médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Amparo estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 4 demarço em uma reunião estratégica para atualização dos protocolos de atendimento. A reunião teve palestra ministrada pelo médico especialista em epidemiologia, André Ribas, e reuniu cerca de 30 profissionais.
A Secretária de Saúde de Amparo esteve presente na reunião e explica que, “de forma especial, a reunião foca na atuação dos profissionais da Atenção Básica naquele primeiro atendimento ao paciente, para que os casos de baixa complexidade não evoluam para média complexidade e mesmo para uma piora do quadro clínico. Então é uma reunião estratégica”.
Uma segunda reunião será realizada nesta quinta-feira (6) no auditório da Unimed para os demais profissionais da Atenção Básicas e para os funcionários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – médicos, enfermeiros de média complexidade, coordenadores, diretores técnicos e profissionais de infectologista.
O especialista, André Ribas, focou a apresentação sobre os protocolos de atendimento, de comunicação entre os profissionais, sobre orientações de tratamento e sobre a conduta terapêutica em cada situação, a depender do estado clínico do paciente. Apesar do foco principal em dengue, também foi tratado sobre a infestação de febre amarela, já que Amparo registra uma morte de um morador da área rural.
Twittar | Compartilhar |