Por:
17/07/2019
18:07

Há anos pesquisadores de diversas partes do mundo vêm estudando a relação entre o envelhecimento e a insônia. Não por acaso, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 6 a 8 horas de sono/dia para quem tem 65 anos ou mais e até 17 horas nos primeiros três anos de vida.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier não é só na insônia que a cirurgia de catarata interfere. Muitos pacientes têm melhora do estado emocional, autoestima, e até da função cognitiva. O problema é que nos check-ups a insônia muitas vezes é deixada de lado.

Para se ter ideia da gravidade, um estudo multicêntrico realizado com mais de 9 mil participantes acima de 65 anos que não tinham passado pela cirurgia, mostra que mais da metade se queixaram de insônia. No Brasil não é diferente. A estimativa 2019 do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) é de que o país deveria realizar cerca de 2 milhões de cirurgias de catarata/ano. Em 2018 praticamente só 1 em cada 4 demandas foi realizada, totalizando 450 mil operações.

Riscos de adiar a cirurgia

Queiroz Neto ressalta que o adiamento da cirurgia torna o procedimento mais perigoso e aumenta o risco de surgirem outros problemas de saúde relacionados à dificuldade para dormir: doenças cardiovasculares. hipertensão, diabetes, sobrepeso, colesterol alto e depressão. O oftalmologista explica que a insônia acontece porque a catarata amarela o cristalino e reduz a quantidade de luz azul que penetra em nossos olhos. “É esta luz que responde por nosso estado de vigília, mas é ela também que melhora a qualidade do sono após a cirurgia que substitui o cristalino amarelado pelo implante de uma lente totalmente transparente. Esta substituição permite às células ganglionares da retina aumentarem a produção de melanopsina, um pigmento que regula nosso "relógio biológico", naturalmente controlado pela exposição à luz”, explica. “Na mulher a insônia é ainda mais frequente do que no homem. Isso porque, o cristalino tem receptores dos estrogênios e a redução destes hormônios na menopausa diminui a produção da melanopsina pelas células da retina”, afirma.

Melhor momento para operar

O especialista ressalta que o único tratamento efetivo para catarata é a cirurgia. A boa notícia é que o procedimento está cada vez mais preciso. Ainda assim, muitas pessoas ficam na dúvida se já está na hora de operar. Os sinais de que a cirurgia deve ser realizada são: troca frequente do grau dos óculos, dificuldade para dirigir sobretudo à noite, grande dificuldade de enxergar com faróis contra, enxergar halos ao redor da luz, perda da visão de contraste e necessidade de mais iluminação para ler.

 

Dicas para dormir melhor

O estilo de vida também influi na qualidade do sono. Por isso, há quem permaneça com insônia mesmo depois da cirurgia de catarata. As dicas do oftalmologista para dormir melhor são:

Evite navegar no celular ou computador 2 horas antes de dormir. A luz das telas digitais engana nosso cérebro que é dia.

Faça atividades físicas durante o dia.

Só vá para a cama se estiver com sono.

Faça alguma atividade relaxante durante a noite, como ler um livro ou ouvir música.

Diminua o consumo de café, chá mate e bebida alcoólica que podem tornar seu sono agitado.

Faça uma refeição leve à noite.

Apague todas as luzes. Ambientes escuros aumentam a produção de melatonina, hormônio indutor do sono.

Evite dormir durante o dia.

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78