Por: A Tribuna
25/11/2020
14:11

Na última quinta-feira, 19 de novembro, os policiais militares do 34º BPM-I 2* Cia/ PM (Região do Circuito das Águas Paulistas), Cb PM França e Cb PM Arthur, de Amparo, Cb PM Elizângela, de Socorro e Sd PM Freire, de Serra Negra, participaram de um evento online de comemoração dos 27 anos do Programa Educacional de Resistências as Drogas e a Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O evento aconteceu na sede do Comando de Policiamento do Interior 2, que fica na cidade de Campinas. Além das comemorações o evento contou com treinamento pedagógico, workshop virtual e a apresentação de uma pesquisa de Avaliação de Efetividade do Proerd, proposta pela Universidade Federal de São Paulo e realizada pela Professora Dra. Zila Van der Meer Sanches Dutenhefner. Segundo o Cb PM França, que assim como os outros policiais que participaram do evento são instrutores do Proerd, “foram discutidas também as estratégias institucionais de interação do Proerd e as perspectivas educacionais no pós-pandemia”, informou.

Proerd

O Proerd teve como marco inicial a formatura dos primeiros instrutores do programa, que aconteceu no dia 19 de novembro de 1993. Até hoje mais de 10 milhões de crianças no Estado passaram pelas aulas do Proerd, que promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Pandemia

Devido a pandemia causada pela covid-19, e as restrições impostas pelas medidas de distanciamento sociais, o programa deixou de atender 400 mil crianças e adolescentes com aulas presenciais. Na cidade de Amparo são atendidas em média 900 crianças e adolescentes por ano.

De acordo com o Cb PM França, “as atividades do Proerd só retornarão após o município liberar a volta regular das aulas nas escolas”. O instrutor ainda fez questão de deixar uma mensagem, que é um dos lemas do Proerd, neste momento de recesso das aulas. “Pais, abracem seus filhos antes que as drogas os abracem” disse o instrutor Cb PM França.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78