Por: A Tribuna
11/11/2019
15:11

A ‘Carreta de Prevenção’ do Hospital de Amor de Barretos registrou 32 exames de Papanicolau e PSA durante o período em que esteve na cidade de Serra Negra, no dia 6 de novembro.

A oferta total era de 90 exames, mas, apesar da divulgação e disponibilização de todas as unidades de saúde para a inscrição, houve pouca procura pelos exames. Para a secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes, isso se deve ao fato das unidades municipais disponibilizarem, durante todo o ano, esses exames. “Não tínhamos então uma demanda reprimida, o que é um ótimo sinal”, avalia.  Segundo ela, foram 20 exames de PSA (detecta câncer de próstata) e 12 de PPN (detecta câncer de colo de útero).

Sob coordenação da enfermeira Suellen Tesoni, responsável pelo projeto em Barretos, os serranos foram atendidos por uma equipe de profissionais na praça João Zelante. “Estamos aqui primeiro para agradecer a população de Serra Negra por todos os eventos e captações de apoio que são feitas pelo hospital. Depois para mobilizar sobre a prevenção, a importância do diagnóstico precoce do câncer, tanto nas mulheres, quanto nos homens”, declarou ela.

O coordenador regional de eventos sobre câncer, Edvaldo Moreira Lopes, também prestigiou a ação no local. “Agradeço o empenho do Edvaldo, que solicitou a presença da carreta em nosso município. Temos muito a agradecer ao Hospital de Barretos por todo tratamento que oferece aos munícipes”, declarou Teresa.

Para completar a programação de prevenção à saúde, profissionais de saúde da rede municipal participaram de uma palestra sobre ‘Rastreamento, Prevenção Primária e Secundária’,


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura