Por: A Tribuna
01/12/2019
00:00

Desde o dia 24 de outubro o Natal está acontecendo na cidade de Gramado, que fica na serra gaúcha. Este ano é 34ª edição da festa chamada “Natal Luz”, que vai até o dia 12 de janeiro de 2020. Trata-se de um dos maiores e bem organizados eventos sobre o tema e, anualmente, reúne milhares de pessoas, moradoras na cidade e, principalmente, turistas de todo o Brasil que buscam conhecer um pouco mais sobre as tradições natalinas. O clima da cidade de Gramado ajuda o visitante a se sentir “um pouco” na Europa.

Final de ano – Natal e Ano Novo – é sempre tempo de celebrar a esperança, deixar de lado o pessimismo e acreditar que tudo pode ser melhor. E nada melhor do que renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa. Uma boa opção para aumentar o seu passeio é hospedar-se nas cidades vizinhas a Gramado, visitar os arredores durante o dia e, à noite, divertir-se com as atrações natalinas em Gramado.

A primeira edição do Natal Luz aconteceu há 34 anos e, desde então, a cidade vem aprimorando a festa que se transformou em espetáculo.

Eventos

Tem programação para todos os dias da semana. A festa começa com o show de acendimento das luzes. Todos os dias, às 20 horas, tudo para e o público se une em pensamento positivo para gerar a energia necessária para o funcionamento da usina de força pilotada por funcionários mágicos; é o próprio Papai Noel quem aciona as luzes, e toda a cidade de acende num grandioso espetáculo.

Neste ano, no Lago Joaquina Rita Bier é encenado “Illumination”, um espetáculo narrado por Cid Moreira, que conta a história da criação do mundo, com imagens projetadas em telas de água; especial ênfase é dada ao nascimento de Jesus, com emocionante concerto, espetáculo com bailarinos e show pirotécnico. Lembrando que este espetáculo será encenado somente durante o mês de dezembro.

No Expogramado, acontece a “Lenda do Bosque de Natal”. É um espetáculo musical que conta a história do vilarejo onde mora Papai Noel e seus vizinhos. Um dia, todos são surpreendidos com uma encomenda endereçada a Papai Noel e que poderá mudar toda a história do Natal.

Um dos momentos mais esperados é o Grande Desfile de Natal, que, a cada ano, encanta todos os visitantes da festa que acontece em todos os cantos da cidade.

Às sextas, sábados e domingos, a programação começa às 16 horas com a “Parada de Natal”; nos demais dias da semana, o início é às 20 horas, com o “Show de Acendimento”.

Outra atração da cidade é a Rua Coberta; normalmente é muito visitada pelos turistas, mas, nessa época do ano, se torna ainda mais atrativa por causa dos shows de música, dança e teatro que acontecem todos os dias.

Para quem decidiu viajar até Gramado, chegando lá, a melhor maneira é seguir o roteiro informativo de todos os shows e locais onde eles acontecem. No entanto, se não quiser conferir os shows, as ruas do centro da cidade já constituem um espetáculo a céu aberto, com sua maravilhosa decoração.

E o que dizer da culinária local? Todos os pratos são inspirados principalmente na cozinha alemã e italiana. E não deixe de provar o chocolate que tem em Gramado.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souvenirs. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.

Outro ponto que deve ser visitado é a Casa do Colono, que fica na Avenida Borges de Medeiros. Ali pode ser encontrado o melhor da culinária típica daquela região, entre geleias, bolos, pães e cucas confeccionadas na hora, em fornos à lenha instalados naquele local. Imperdível.

Faça as malas e programe a sua viagem. Vá curtir o final de ano em Gramado!

 

height=500
Papai Noel mora num vilarejo ao pé das montanhas, cercadas de pinheiros. De repente, chega um pacote endereçadoao bom inho que tira os morados da rotina. Esse é o tema do espetáculo musical “A Lenda do Bosque
de Natal” / Cleiton Thiele-Serra Press

 

height=500
O “Desfile de Natal” é uma das mais tradicionais atrações do “Natal Luz”. E a estrela principal sempre
é o Bom Velhinho / Cleiton Thiele-Serra Press

 

height=500
A “Parada de Natal” acontece de quinta a domingo, sempre às 16 horas; percorre a Avenida Borges de
Medeiros com um espetáculo composto por mais de 40 integrantes, entre músicos e outros artistas / Cleiton Thiele-Serra Press

c

height=500
O “Tannenbaumfest” reúne os moradores de Gramado para juntos enfeitarem os pinheirinhos
que decoram a Avenida Borges de Medeiros e imediações / Cleiton Thiele-Serra Press

 

height=500
A “Trupe de Natal” tem seis personagens e é itinerante. Juntos eles contam a história do Natal
e despertam a poesia e a reflexão sobre o significado da data / Cleiton Thiele-Serra Press

 


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura