Por: José Renato Nalini
25/01/2022
14:01

O livro “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, é um relato honesto de criaturas concretas, que enfrentam dificuldades, mas que têm noção de sua dignidade e de suas potencialidades. Isso não impede enfrentem problemas reais, suportados de forma contínua pela raça negra.

Aquela constante de ser barrado por policiais, a espécie de temor dos que vêm se aproximar um rapazinho negro, o estranhamento quando em ambientes que não seriam os habitualmente frequentáveis, tudo isso é narrado com fidedignidade.

O que me impressionou mais, foi o relato da experiência do professor em sala do EJA – Educação de Jovens e Adultos, numa fase em que esse projeto já não atende mais os maduros que perderam a oportunidade de uma educação formal na época adequada, mas acolhem uma juventude de certa forma desnorteada. São os “nem-nem”, que não se interessam pelas aulas, que debocham do professor, que não tomam conhecimento dele em sala de aula.

A situação reflete a epopeia do magistério que vai enfrentar a crise dos “Ps”: a falência dos Pais, Professores, Padres, Pastores, ou uma patologia que enfraquece qualquer forma de autoridade.

O drama do professor é comparado com aqueles edificantes filmes americanos, tipo “Ao mestre com carinho”, do inesquecível e já pranteado Sidney Poitiers, com final feliz e súbita conversão de toda a classe.

Não é assim no Brasil de hoje. Com professores mal-amados, mal remunerados, desrespeitados, sem condições de uma atualização que pudesse fornecer instrumento pedagógico hábil à quase utópica motivação de um alunado que já se considera perdedor e fracassado.

É um retrato sem retoques de uma sala de aula de escola pública da periferia, palco do drama em que todos os personagens são igualmente vítimas. Enquanto Estado, família e sociedade não se unirem para oferecer à infância e juventude uma educação de qualidade, o Brasil não terá futuro alvissareiro. A leitura de “O avesso da pele” de Jeferson Tenório já vale por esse testemunho do professor do EJA, cujo destino, por sinal, é trágico.

Nota da redação: José Renato Nalini é Reitor da Uniregistral, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Presidente da Academia Paulista de Letras – 2021-2022.    


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78