Alunos da Rede Estadual, professores e servidores têm acesso gratuito a programas, como Word e Excel

4º Congresso Marista de Educação, Edição Internacional, com o tema “Espaçotempos e horizontes na educação de infâncias e Programas de referência, como Word, Excel, Power Point e Outlook podem ser baixados em até cinco dispositivos diferentes, como PCs e dispositivos móveis/Foto: Secretaria da Educação

No ambiente escolar, a tecnologia é indispensável, seja para planejamento de aulas, apresentações ou entrega de trabalhos. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com a Microsoft, disponibiliza gratuitamente o pacote Office 365 para alunos, professores e servidores da Rede Estadual.

Para ter acesso ao pacote, é preciso possuir e-mail institucional da Educação de São Paulo, que pode ser obtido na Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/). Com este e-mail, é só acessar https://portal.microsoftonline.com para fazer o download.

Programas de referência, como Word, Excel, Power Point e Outlook podem ser baixados em até cinco dispositivos diferentes, como PCs e dispositivos móveis. Outra opção é o armazenamento de arquivos na “nuvem” com a possibilidade de acesso a arquivos tanto na escola quanto em casa. Também é possível utilizar serviços de calendário, mensagens instantâneas para comunicação em trabalhos em grupo.

 

Confira as vantagens de alguns programas e como utilizá-los em tarefas escolares

Word – Programa mais popular do pacote Office, o Word é um editor de texto. Ideal para redigir trabalhos de pesquisa, anotações em sala de aula e resumos de capítulos. As formatações mais recomendadas são Arial, Courier e Times New Roman (tamanho 12).

Power Point – Esqueça os cartazes de cartolina ou papel pardo. Com o Power Point é possível criar apresentações mais criativas e com destaque ao conteúdo. A versão do Office 365 permite adicionar sons e vídeos, além de imagens e textos.

Outlook – Mais do que uma caixa de mensagens, o Outlook é também agenda de contatos e calendário. Marque as datas de provas, entregas de trabalho e atividades extraclasses em um único lugar. Não esqueça de habilitar os alertas para não perder nenhum compromisso.

Skype – Reuniões de grupo, às vezes, esbarram no problema relativo a distância. Com o Skype, alunos em diferentes lugares (em casa, no trabalho, na escola) podem discutir etapas de um trabalho ou até tirar dúvidas antes das provas.

OneDrive – Armazene em um só lugar textos, imagens e vídeos. Mais do que economizar espaço, o OneDrive evita a famosa frase “professor, esqueci o material em casa”. Basta garantir o acesso à internet e todas as informações salvas nos dispositivos são recuperadas.

Comentários

comentários