UFSCar recebe inscrições para especialização em divulgação científica

Interessados devem se inscrever até 22 de fevereiro. Aulas têm início em março/Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 22 de fevereiro as inscrições para o curso de especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica, que será realizado no campus sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O curso nasce da experiência de quase 13 anos em atividades de divulgação científica do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade.

Compartilhando o conhecimento construído ao longo desses anos pela equipe do Laboratório – somado às especialidades de pesquisadores da UFSCar de diferentes áreas da Ciência, bem como de jornalistas que são referência na área no Brasil -, o curso visa formar profissionais – comunicadores, educadores, pesquisadores e outras pessoas interessadas – para o planejamento, realização e avaliação de projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em públicos diversos.

A ideia de que a melhor divulgação científica se faz no diálogo entre comunicadores (e outros profissionais dedicados à área) e os próprios cientistas pauta não só a formação de uma turma heterogênea – composta por comunicadores, educadores e pesquisadores -, mas também a organização das disciplinas. Um bloco, apelidado de “Ciência para Poetas”, terá aulas apresentando conceitos básicos, questões fundamentais e desafios da Física, da Química, das Ciências Biológicas, de Filosofia e Estatística. O outro bloco, “Poesia para Cientistas”, será composto pela teoria e prática da divulgação científica, suas linguagens (em texto, vídeo, áudio, plataformas interativas etc.), bem como pela reflexão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A ideia é que os alunos participem da produção de materiais de divulgação ao longo de todo o curso, aprendendo na prática e, também, produzindo conhecimento a partir dessa prática.

Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas devem realizar a inscrição (em https://labi2019.faiufscar.com) e enviar carta de interesse e currículo até 22 de fevereiro. A lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 1º de março.

As aulas estão previstas para começar no dia 9 de março e continuam até meados de 2020, quando os alunos ainda terão mais um semestre para a elaboração das monografias e projetos de conclusão de curso. As disciplinas serão ministradas aos sábados, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, durante três semestres (sendo o quarto destinado à elaboração da monografia). O investimento é de 21 parcelas de R$ 500.

O curso de especialização é uma parceria do LAbI com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), refletindo também o compromisso do Centro – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – com a disseminação do conhecimento. Mais informações podem ser obtidas no site www.labi.ufscar.br.

Comentários

comentários