SAMU Animal é serviço modelo criado em Campinas

Quem vive no Brasil sabe o quanto os serviços de saúde podem ser precários para nós, humanos, quem dirá para os animais. Fato é que algumas cidades estão trabalhando há alguns anos para melhorar pelo menos a vida de nossos peludos. É claro que é impossível atender a todos, mas o serviço de Samu Animal, criado em 2017 na cidade de Campinas (SP) tem dado exemplo para várias outras cidades.

Operando como uma espécie de UTI móvel, o Samu Animal de Campinas visa atender animais doentes e em situação de risco. A prioridade é daqueles que não possuem um lar e vivem nas ruas, sem os cuidados necessários.

Parte do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o serviço pode ser solicitado pelo número 156 ou pela Defesa Civil (ao discar 199 de seu telefone).

Equipada com maca, oxigênio e medicamentos para diversos tipos de ocorrência, a ambulância atende aproximadamente cinco pets por dia sempre sob a supervisão de um médico veterinário. Os animais resgatados são encaminhados para o canil local, onde terminam o tratamento e posteriormente são disponibilizados para a adoção.

Desde o surgimento do Samu Animal de Campinas, mais de 50 cidades brasileiras demonstraram interesse em replicar a ideia.

(Fonte e foto: Site: Petlove)

Comentários

comentários