Porque dar ração úmida pode melhorar a vida do seu gato

Os gatos, por natureza, bebem pouca água e isso se deve à ancestralidade de nossos pets/Foto: Intgernet

Nos últimos anos, muitos médicos veterinários “gateiros” estão trabalhando para difundir um novo tipo de alimentação para os gatos. Diferentemente do que se pregava décadas atrás, os mais entendidos do mundo felino hoje dizem que o ideal é alimentarmos os bichanos com ração úmida ou, pelo menos, com uma mescla entre a ração úmida e a ração seca.
Os gatos, por natureza, bebem pouca água e isso se deve à ancestralidade de nossos pets. Vivendo em locais extremamente quentes e com escassez de rios e lagos, os gatos selvagens africanos podiam ficar por um longo período sem tomar água, porém, como se alimentavam de outros animais, tinham essa necessidade hídrica suprida pela “umidade” das presas.
Nossos felinos não costumam caçar para se alimentar e, então, oferecemos ração seca para eles. Sem um hábito muito constante de ingerir água de um pote (ou de qualquer outro local), é grande a tendência que possuem para desenvolver problemas renais.
Ao darmos a ração úmida diariamente aos nossos gatos, estamos os alimentando e ao mesmo tempo hidratando, quase que seguindo a lei natural das coisas, mas sem a necessidade de caçarem e sem se exporem a algumas doenças transmitidas a eles por aves e ratos, por exemplo.
Há quem defenda que dar comida úmida pelo menos uma vez ao dia para um gato já diminui consideravelmente suas chances de ter problemas em seu sistema urinário. Quando o oferecimento de ração úmida diariamente não é possível, o mais indicado é que os pais do pet o estimulem a beber mais água, seja numa das pias da casa, numa fonte especial para gatos ou em potes com fundos que refletem seu reflexo (estudos garantem que os gatos preferem se enxergar enquanto bebem água, daí muitas vezes o insucesso de tigelas coloridas). (Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/porque-dar-racao-umida-pode-melhorar-vida-seu-gato)

Comentários

comentários