Prédio da Estação Mogiana recebe Amparo em Foco 2019

Para se fazer história, é pre-ciso conhecer a própria história. Pensando nisso, a organização do Amparo em Foco – Festival de Fotografia firmou uma grande parceria com a Prefeitura de Am-paro para o uso do prédio da Es-tação da Mogiana, localizado na Praça Pádua Salles, centro, du-rante a quarta edição do evento, que acontece em abril, durante o aniversário de 190 anos da cidade.

Fora de atividade há algum tempo, o prédio passou por reformas e está em fase de análise da Prefeitura para definir seu futuro. Localizado na Praça Pá-dua Salles, no centro de Amparo, o icônico e importante edifício da Estação possui todas as carac-terísticas para receber grandes eventos e oferece ótimas condi-ções de acessibilidade, amplo estacionamento em seu entorno e fácil acesso para os visitantes.

Com seu “espírito cultural”, a antiga estação da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro abrigou durante anos os estú-dios da Rádio Cultura Municipal, o Cine Estação, a Casa do Arte-sanato e o espaço cultural “Edu Bastos”, recebendo diversas exposições e eventos ao longo de seu funcionamento. Na Es-tação da Mogiana haverá expo-sições fotográficas, oficinas, pa-lestras, lançamentos de produ-tos exclusivos, bem como a abertura oficial do Amparo em Foco 2019. Além do prédio da Estação da Mogiana, no Festival haverá, também, atividades e exposições no Auditório da Rádio Cultura, Praça da Catedral, Largo do Rosário, Museu Histórico Bernardino de Campos e Jardim Público.

“Por ser um prédio com excelente localização, imponente e com grande importância no desenvolvimento da cidade, a Estação da Mogiana sempre foi um sonho para nós. Os organizadores agradecem imensamente a parceria com a Prefeitura Municipal de Amparo, que autorizou a utilização do prédio durante os dias do evento”, disse Reginaldo Leme, um dos idealizadores do Amparo em Foco.

História da Estação

Em novembro de 1875, a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro inaugurava o ramal da linha de trem que ligava Jagua-riúna a Amparo e sua estação, hoje localizada na Praça Pádua Salles. Construída em terreno doado pelo comendador Zeferino da Costa Guimarães, em 1938, o prédio foi reformado e trans-formado em uma bela estação. Por muitos anos, a Estação da Mogiana foi o local de carga e descarga de produtos e também de embarque e desembarque de passageiros, até que o trem foi perdendo espaço e suas linhas começaram a ser desligadas. Em 1966, a linha entre Amparo e Monte Alegre do Sul foi desati-vada, e em 3 de janeiro de 1967, a Estação da Mogiana foi oficial-mente fechada, sendo trans-formada em agência rodofer-roviária.

Atualmente, o prédio está em fase final de restauração para voltar a ser protagonista da história de Amparo.

A quarta edição do Amparo em Foco, em abril de 2019, se orgulha de ser o passo inicial na escrita da nova história deste prédio que já foi o ponto central da cidade, e, com certeza, voltará a ser o coração cultural de Amparo.

Amparo em Foco 2019

A quarta edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco acontece na cidade de Amparo, localizada no Circuito das Águas Paulista, no interior de São Paulo, no período de 4 a 14 de abril. O evento se espalhará por vários pontos da cidade, como a Praça Pádua Salles, Praça da Catedral, Largo do Rosário, Museu Bernardino de Campos e no Jardim Público.

O evento conta com o incentivo do Ministério da Cida-dania, através da Lei Rouanet, patrocínio da empresa Rousselot, líder mundial na venda de gelatinas e colágeno, e tem produção das empresas Mogia-na Produções e a Renovarte Produções Culturais.

O Festival de Fotografia tem como objetivo a difusão da arte da fotografia através de exposições, palestras, oficinas, workshops, além de divulgar o potencial turístico, arquitetônico e cultural do município, inserindo Amparo, a Capital Histórica do Circuito das Águas, no calendário dos grandes festivais do país.

Comentários

comentários