Livro/documentário traz biografias de personalidades

A escritora autografando exemplar para Nelly Garcia, irmã do Pe. Chico, um dos biografados/Foto: Divulgação

O livro/documentário Presenças que marcam nossa história, de autoria da escritora e jornalista Eliana Dagmar, veio a público no dia 18 de dezembro, terça-feira, em concorrida Noite de Autógrafos realizada nas dependências da Fundação São Pedro. Com a presença de mais de uma centena de convidados, o evento promoveu a exibição do documentário com depoimentos e síntese do perfil biográfico de 17 ilustres personalidades: Argeu Leite de Camargo, Attílio Mazzini, Benjamin Fernandez Rodriguez, Célia Bueno Mantovani, Francisco Luzia Netto, Homero Bellintani, Hugo Baradel Filho, Jorge Pires de Godoy, José Carlos de Camargo Campos, Leandro Frediani, Luiz Pereira de Oliveira, Maria Ignez Pretti Rosasco, Maria Therezinha Nogueira Frare, Maria Therezinha Ribeiro, Monsenhor João Baptista Lisboa, Padre Francisco de Paiva Garcia e Renato Falleiros.
A obra foi impressa na RIP Editores Gráficos, em Campinas/SP, em edição capa dura de 96 páginas e contou com o patrocínio da empresa Fernandez – Indústria de Papel, através da lei de incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O projeto gráfico traz a assinatura de Lucas Luzia de Azevedo, fotos de Gustavo Suzuki e revisão de Marcelo Henrique. O DVD que acompanha a edição foi desenvolvido por uma equipe valorosa: Priscila Juliê, Rafael Piffer e Amauri Nora.
A solenidade de lançamento teve o prof. Abel João de Melo (J. Melo) como mestre de cerimônias. Os convidados foram recepcionados ao som do violino executado pelo músico Renato Coelho. O serviço de buffet foi de Friamp Festas, contando com o apoio de Acalanto Floricultura (decoração), Vinícola Terrassos, Rádio Cultura FM e Prefeitura Municipal de Amparo.
O projeto prevê que, nos primeiros meses de 2019, a autora Eliana Dagmar realize palestras gratuitas para estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior para exibição do documentário e distribuição dos exemplares, cujo conteúdo tem por finalidade a preservação da memória amparense através da história de vida inspiradora desses vultos biografados.

Comentários

comentários