Espetáculo infantil “Pescadora de Ilusão” será apresentada na região

Inspirado no livro A Mulher Que Matou os Peixes, de Clarice Lispector, mostra o espetáculo infantil Pescadora de Ilusão com apresentações gratuitas nas cidades do Circuito das Águas/Foto: Divulgação

Inspirado no livro A Mulher Que Matou os Peixes, de Clarice Lispector, mostra o espetáculo infantil Pescadora de Ilusão, com apresentações gratuitas nas cidades do Circuito das Águas. Em Amparo, a apresentação acontecerá no dia 18 de outubro, quinta-feira, às 10h e às 14h, na Casa do Teatro de Amparo, na Rua Barão de Campinas, 519, centro. A peça será apresentada também em Monte Alegre do Sul (16/10), Jaguariúna (17/10), Socorro (23/10), Serra Negra (24/10) e Pedreira (25/10). A peça tem duração de 60 minutos e classificação livre.
Com direção e dramaturgia de GpeteanH, espetáculo da Cia. Los Lobos Bobos traz no elenco Carol Badra e Kátia Daher
Inspirada no livro A Mulher Que Matou os Peixes, da escritora Clarice Lispector, a fantasia musical Pescadora de Ilusão, de GpeteanH e Pedro Paulo Bogossian, ensina para a criançadas a importância do perdão, com muita diversão e poesia.
Na história original, Clarice pede às crianças que lhe perdoem por ter esquecido de alimentar os peixinhos vermelhos de seus filhos. Para garantir a sua absolvição, ela conta histórias divertidas sobre os bichos de estimação que passaram por sua vida, como o cachorro Dilermando e a macaquinha Lisete.
Na peça, as atrizes Carol Badra e Kátia Daher se revezam em sete personagens para tentar defender essa mãe esquecida. No final, as crianças devem decidir se perdoam ou não à personagem de Lispector. Em cena, as atrizes “pescam” os objetos e adereços animados que servirão para contar essa história.
Com músicas originais de Bogossian, o espetáculo discute temas importantes à infância, como a compreensão do outro, o respeito, o amor aos animais e a amizade. “A dupla de atrizes ainda mostra a sua versatilidade ao cantar, sapatear e tocar alguns instrumentosutilizando a bela trilha idealizada pelo diretor musical Pedro Paulo Bogossian e a coreografia de Chris Matallo”, completa o diretor GpeteanH.
A encenação foi criada em 2017 em comemoração aos 40 anos de morte de Clarice Lispector. A peça, que nas primeiras temporadas contava com participação da atriz Mel Lisboa, estreou em Espírito Santo do Pinhal, no Circuito Paulista de Teatro, realizado pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.
A temporada de circulação é possível graças à 8ª edição do Programa de Ação Cultural – Concurso de Apoio a Projetos de Circulação de Espetáculo de Artes Cênicas para o Público Infantil e/ou Juvenil no Estado de São Paulo.

Palestra sobre Clarice Lispector

Antes de cada apresentação da peça, o público assiste à palestra “A Arte do Fazer Arte, Viver e Rir”, que, durante 15 minutos, apresenta para as crianças os temas que serão abordados no espetáculo, além da biografia e da importância que Clarice Lispector tem dentro do universo literário mundial. A conversa é ilustrada com projeções e trilha sonora.

Sinopse

Eugênia (EU) e Turrona (TU) são amigas inseparáveis. O que as une é o amor pelo teatr. Um dia, decidem sair em defesa da escritora Clarice Lispector, que se esqueceu de alimentar os peixinhos de seus filhos, o que provocou sua morte. Para tentar conseguir o perdão para Clarice, EU e TU montam um espetáculo pedindo para que os espectadores perdoem à “Pescadora de Ilusão”. O veredito final será dado pelos espectadores. A peça é inspirada no livro A Mulher que Matou os Peixes, de Lispector.

Na região

Em Monte Alegre do Sul, a peça será apresentada no Clube 1º de Outubro – Praça Bom Jesus, snº, dia 16 de outubro, às 10h e às 14h. Em Jaguariúna, a apresentação será no dia 17 de outubro, no Teatro D. Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1.151, Centro, às 10h e às 14h. Em Serra Negra, o evento acontecerá no Educandário Nossa Senhora Aparecida – Rua José Bonifácio, 60, Centro. No dia 24 de outubro, às 10h e às 14h, em Pedreira, na Escola Estadual Humberto Piva – Rua Antônio Pedro, 628-670, Centro, no dia 25 de outubro, às 10h e às 14h.

Comentários

comentários