Fonoaudiologia e o Envelhecimento

Com o passar dos anos, os cabelos mudam de cor, a pele enruga e as atividades diárias, ficam mais difíceis e limitadas. Porém o processo de envelhecimento não se não é apenas visível e fácil de perceber. Pode afetar também, funções vitais, que refletem na comunicação do indivíduo.

Desse modo, é importante a participação do profissional fonoaudiólogo, que ajuda a evitar ou reverter muitos dos problemas de comunicação e linguagem, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

O envelhecimento da voz, chamado de presbifonia é o processo de envelhecimento do nosso aparelho fonoarticulatório, responsável pela nossa produção vocal, podendo a voz ficar fraca ou rouca, porém esse processo pode ser revertido com exercícios fonoaudiológicos, aliados a uma boa qualidade de vida.

A presbiacusia, que é a degeneração natural da nossa orelha, pode prejudicar muito nossa capacidade de ouvir e compreender, pois nesse processo, nossas células da orelha vão se degenerando e suas funções ficam prejudicadas. Nesse momento é muito importante um monitoramento auditivo, para que se houver necessidade, seja indicado o uso de aparelho auditivo, que ajuda na preservação das funções de ouvir e entender, dessa forma, mantendo a comunicação boa. Assim evitamos o isolamento do idoso, que tende a se afastar do convívio familiar e social, por não mais compreender as conversas.

A disfagia, outro distúrbio que surge conforme o avanço da idade envolve a deglutição, a pessoa passa a apresentar dificuldade de engolir alimentos, pois seu sistema digestivo está comprometido, porém a disfagia pode ser um sintoma do aparecimento de doenças mais graves, como Alzheimer, Parkinson, derrame e até câncer e paralisia cerebral.

Esses são alguns dos aspectos que podem estar alterados durante o processo natural de envelhecimento. O fonoaudiólogo ajuda a detectar e a prevenir muitos dos problemas envolvendo a audição, sucção, mastigação e a deglutição aumentando e promovendo a qualidade de vida e auxiliando em um envelhecimento saudável.

Comentários

comentários