Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia mundial de Conscientização do Autismo, ou dia do Autismo, é comemorado em 2 de abril. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2007, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre essa doença.

A Fonoaudiologia pode ajudar muito no desenvolvimento da linguagem da criança; é preciso entender que os problemas de comunicação das crianças autistas podem ter uma grande variação e dependem do desenvolvimento social e intelectual de cada um. Alguns podem ser completamente incapazes de falar, enquanto outros tem um vocabulário bem desenvolvido e podem conversar sobre uma série de assuntos do seu interesse.

Embora algumas crianças autistas tenham pouco ou nenhum problema com a pronúncia das palavras, a maioria tem efetivamente dificuldades em utilizar a linguagem. Até aquelas crianças que não tem problemas em articular as palavras, exibem dificuldades no uso da linguagem pragmática como saber o que dizer, como dizer e quando dizer, tanto quanto interagir socialmente com as pessoas. Muitos que falam coisas sem contexto, outros repetem o que ouviram (ecolalia) ou reproduzem discursos que memorizaram em algum momento. Algumas crianças autistas falam cantando ou usando uma voz mecânica, parecendo um robô.

A intervenção precoce e continuada do fonoaudiólogo é fundamental para que o quadro clínico apresentado pelos indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista evolua satisfatoriamente, no que se relaciona à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para compreender, realizar demandas e agir sobre o ambiente que o cerca.
Embora nenhum tratamento seja efetivo em normalizar a fala, os melhores resultados são conseguidos com o início da terapia na idade pré-escolar e que envolve a família junto com os profissionais. O mérito é conseguir que a criança utilize a comunicação funcional, ou seja, que a criança seja entendida. Para uns a comunicação verbal é possível e alcançável. Para outros, a comunicação por gestos ou por utilização de símbolos ou figuras já é de grande valia. É necessário escolher a melhor estratégia para cada pessoa.

Comentários

comentários