Conselhos para pessoas que usam aparelho auditivo pela primeira vez

As orelhas e o cérebro demoram algum tempo para acostumarem com a utilização de um aparelho auditivo, por isso no início os “novos” sons podem parecer estranhos; essa sensação é perfeitamente normal.

Para habituar-se com seu aparelho auditivo o mais rapidamente, comece usá-lo durante períodos de pelo menos uma hora durante o dia, no maior número de situações sonoras possíveis. No entanto, se os sons que ouve com seu aparelho auditivo lhe causarem desconforto ou se houver distorção, pode ser que as configurações de seu aparelho não estejam corretas e ele precisa ser regulado, procure então o seu fonoaudiólogo, para que possa reprogramar o seu aparelho.

Existe ainda outros fatores que as pessoas que usam aparelho auditivo pela primeira vez precisam habituar-se, como: sensação de ter algo na orelha, sensação de orelha tapada, ouvir o som da própria voz e ruído internos, tais como mastigação e, falar em um volume adequado.

Sempre que bem orientado quanto a expectativa quanto aos benefícios do uso do aparelho auditivo, do período de adaptação, do cuidados com o aparelho, a pessoa tem maior chance de se adaptar. Todas essas dúvidas são esclarecidas pelo profissional habilitado, que é o fonoaudiólogo.

Comentários

comentários