Jornada do Patrimônio acontece de 16 a 23 de setembro

Em Amparo, a Semana da Jornada do Patrimônio Paulista conta com 21 atividades/Foto: Eduardo Guarizzo

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (SMCTEL) da Prefeitura de Amparo divulgou na semana passada a programação completa da Semana da Jornada do Patrimônio Paulista, que acontece de 16 a 23 de setembro.
O evento, que teve um projeto-piloto em 2017, em 15 municípios, incluindo Amparo, sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), visa valorizar a história paulista e seu potencial turístico, aproximando o público dos patrimônios históricos e culturais de cada cidade. O secretário municipal, Marcelo Craveiro, disse durante uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que sua Secretaria, mesmo com poucas pessoas, trabalhou muito para conseguir organizar todas as atividades ao longo dos oito dias de jornada. Além de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios, a programação contará com palestras, oficinas e diversas atrações artísticas espalhadas pela cidade de Amparo.
A Jornada terá como foco não apenas o patrimônio material, mas também o imaterial, que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região. Segundo a coordenadora da UPPH, Valeria Rossi, “a valorização do patrimônio histórico contribui para a construção da identidade do indivíduo; além disso, fortalece a imagem dos municípios”. E o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, ressaltou o vínculo da preservação com o turismo. “O patrimônio histórico promove a inclusão do ponto de vista sociocultural e socioeconômico; neste aspecto, quando há investimento em cultura, há retorno econômico para a sociedade”, disse. E lembrou ainda: ninguém preserva o que não conhece. A Jornada melhora a relação com o espaço urbano.
Em Amparo, a Semana da Jornada do Patrimônio Paulista contará com 21 atividades ao longo dos oito dias. Entre as atrações acontecerão exposições, apresentações de dança, serenatas e shows, contação de histórias, encontro de carros antigos, passeata LGBT, e visitas guiadas a edifícios históricos da cidade.

Comentários

comentários