Hemocentro vai coletar sangue em Amparo na terça-feira

Pessoas com idade entre 18 e 69 anos e com mais de 50 quilos podem doar sangue/Foto Agência Brasil/EBC

Em Amparo, a coleta de sangue de doadores acontecerá na terça-feira, 27 de fevereiro, das 9h às 12h, nas dependências da Sociedade São Vicente de Paulo (atrás da Catedral Diocesana), no centro. A coleta será realizada pelo Hemocentro de Campinas. Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 69 anos, com mais de 50 quilos, saudáveis e sem antecedentes de risco para transmissão de doenças, como Hepatites e Aids. Doar sangue não acarreta problemas à saúde e todo material utilizado na coleta é descartável. O doador deverá se apresentar no local portando um documento com foto (RG ou CNH).

Como doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 18 e 69 anos (para menores, consultar site Secretaria da Saúde), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

Comentários

comentários