Farmácia mais antiga de Amparo encerra atividades

Sidney Ferreira, 58 anos trabalhando na Farmácia São Miguel/Foto: Arquivo pessoal

Praticamente todo amparense conhece a Farmácia São Miguel, a farmácia do Dino e do jacaré, localizada na Rua XV de Novembro, número 131, no centro da cidade de Amparo. Após 183 anos de história, a Farmácia do Dino, a mais antiga da cidade, está encerrando as atividades. No final da tarde do dia 13 de março, as portas foram baixadas e as atividades diárias se encerraram. Gerações passaram pela tradicional farmácia, que agora fecha as portas e encerra um modelo de farmácia que durou anos: a do farmacêutico amigo do bairro.

Fundada em 1836 pelos irmãos Miguel e Rafael, a Farmácia São Miguel passou por alguns donos ao longo das décadas, até que, em setembro de 1961, o senhor Sidney Ferreira, popularmente conhecido como Dino, entrou de sócio no negócio, que viria a se tornar seu trabalho por toda uma vida. Na época, com apenas 25 anos, o seu Dino já havia passado a fase de trabalhar no sítio e havia entrado no mundo farmacêutico quando trabalhou para o senhor Francisco Pacetta, na Farmácia Ipiranga. Depois trabalhou com o senhor José Godoy, na Farmácia São José, antes de encarar a aventura de assumir a farmácia mais antiga da cidade.

Após um período, seu Dino comprou a parte do seu sócio e assumiu definitivamente a farmácia, onde trabalhou nos últimos 58 anos. Segundo sua a família, Seu Dino trabalhou de setembro de 1961 até o dia 22 de janeiro de 2019.

Após anos enfrentando problemas de circulação, seu Dino precisou ser internado para cuidar da saúde e a farmácia ficou aos cuidados de um de seus sete filhos durante o mês de fevereiro, até que a família decidiu que era hora de encerrar as atividades da Farmácia São Miguel.

A Farmácia segue abrindo de sexta e sábado, vendendo seus produtos a preço de custo, para diminuir o estoque e poder encerrar as atividades definitivamente.

Comentários

comentários