Como proteger a água das propriedades rurais?

O entorno das nascentes é considerado, por lei federal, como “Áreas de Preservação Permanente”, justamente pela importância e necessidade dessas áreas estarem protegidas de qualquer intervenção humana/foto: Divulgação

Estamos no período das chuvas, momento em que as nascentes estão sendo reabastecidas. E isso só acontece graças as nossas florestas.

A água das chuvas cai nas copas das árvores, desce pelos galhos e tronco até chegar às raízes. Devagar, a água vai infiltrando no solo e é filtrada pelas diferentes partículas que o compõem. Essa água limpa é armazenada nos reservatórios naturais subterrâneos. A água é devolvida para a atmosfera através da transpiração das plantas e pela evaporação do solo, rios, e outros cursos d’ água, dos lagos e oceanos. Assim é o ciclo da água.

Porém, esse ciclo pode ser interrompido pela falta da vegetação nativa. Sem as árvores, a água não infiltra no solo e não abastece os reservatórios naturais subterrâneos, de onde brotam as nascentes. É a floresta que é responsável por esse abastecimento – sem florestas não temos água.

Por isso, uma coisa está tão interligada na outra. Também é por isso que a conservação das florestas e a recuperação de áreas desmatadas são imprescindíveis para a proteção da água.

Além do plantio de mudas, é importante que as nascentes estejam isoladas do acesso de animais de criação, como gado, por exemplo. A presença desses animais próximos à nascente impede que a novas plantas nasçam e cresçam ali, devido à compactação do solo e à predação das mudas, além de poder contaminar a água.

O entorno das nascentes é considerado, por lei federal, como “Áreas de Preservação Permanente”, justamente pela importância e necessidade dessas áreas estarem protegidas de qualquer intervenção humana.

É imprescindível uma atenção maior às áreas de nascentes para garantir a manutenção de sua qualidade e também a quantidade. Foi pensando nisso e também na conservação da biodiversidade que a Associação Ambientalista Copaíba lançou o Verde Novo, oferecendo apoio às pessoas interessadas em proteger suas nascentes. O apoio é feito através da doação das mudas de árvores nativas, além do projeto técnico de restauração florestal da propriedade, insumos e assessoria técnica antes, durante e depois do plantio das mudas.

Verde Novo

O Verde Novo é um projeto executado pela Associação Ambientalista Copaíba com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Para participar e receber as mudas e o apoio para a restauração florestal,é necessário realizar um cadastro na sede da instituição.

Para obter mais informações, visite o site: verdenovo.copaiba.org.br ou pelo telefone (19) 9 9953-8382

Comentários

comentários