Superapetite #3

Bolo de Especiarias e Frutas Secas

O Bolo de Especiarias e Frutas Secas é ganha sabor quando servido um dia após o seu preparo / GB Imagem

Ingredientes: Meio quilo de farinha de trigo; 400 gramas de açúcar; 200 gramas de manteiga ou margarina; 450 ml de leite; 2 colheres (sopa) de fermento em pó; 4 ovos; 2 colheres (sopa) de canela em pó; 1 colher (chá) de noz moscada ralada; 200 gramas de frutas cristalizadas; 200 gramas de uva passa; 200 gramas de nozes picadas; margarina e farinha de rosca para untar a fôrma. Preparo: Numa tigela, misture as frutas, nozes e passas e junte 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture bem e reserve. Bata a manteiga ou a margarina com o açúcar até obter creme fofo, junte as gemas e bata novamente. Peneire a farinha e o fermento juntos e, alternando com o leite, vá juntando a mistura de farinha ao creme de gemas. Misture bem até obter massa homogênea. Junte a mistura de frutas peneirada, a canela em pó e a noz moscada. Mexa bem. Junte delicadamente as claras batidas em neve. Coloque a massa numa forma redonda com buraco no centro untada com margarina e polvilhada com farinha de rosca. Leve para assar em forno preaquecido (180º) durante aproximadamente 50 minutos. Para saber o ponto certo, espete um palito se churrasco na massa, este deverá sair seco

Crepes Deliciosos

Crepe é um prato fino e confere sofisticação à mesa. O bom é que pode ser preparado com uma infinidade de recheios / GB Imagem

Ingredientes: 250 gramas de farinha de trigo; 50 gramas de açúcar; 3 ovos; ½ litro de leite; 1 pitada de sal; 1 colher (café) de óleo; suco de 1 laranja; canela e essência de baunilha a gosto. Preparo: Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o sal. Faça um buraco no meio e quebre aí os ovos. Mexa com uma colher de pau até que a massa fique totalmente lisa. Em seguida, junte o leite aos poucos. Primeiro, duas colheres de sopa, depois quatro, depois ½ xícara, finalmente 2 xícaras inteiras, até terminar. Misture bem. Acrescente o suco de laranja, a canela e a baunilha. Unte uma frigideira antiaderente com óleo e frite pequenas porções da massa, dourando dos dois lados (da mesma maneira que se fritam panquecas). Conserve os crepes fritos aquecidos. Recheie com geleia de frutas de sua preferência. Dobre e polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela.

Canelone Recheado de Ricota e Espinafre

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite; ½ cebola média picadinha; 1 dente de alho amassado; 3 xícaras (chá) de espinafre cru picado; 400 gramas de ricota fresca esfarelada; sal e pimenta-do-reino a gosto; 500 gramas de massa fresca de lasanha; molho de tomate a gosto. Preparo: Aqueça uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho, sem dourar. Junte o espinafre picado, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e refogue mais um pouco até murcharem as folhas e secar o líquido que se formou no fundo da panela.  Pegue uma fatia de massa e coloque 1 colher (sopa) bem cheia de recheio. Enrole e coloque num refratário. Regue com o molho de tomate e leve ao forno preaquecido (180º) e asse durante 20 minutos. Sirva a seguir acompanhado de queijo parmesão ralado.

Bolo de Siri

Ingredientes: Massa: 3 ovos; ½ xícara (chá) de óleo; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de fermento em pó; sal a gosto. Recheio: 3 tomates sem pele e sem sementes picadinhos; 1 pimentão vermelho pequeno picadinho; coentro e cebolinha verde picados; 2 cebolas médias picadinhas; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 azeitonas verdes picadinhas; 2 colheres (sopa) de purê de tomate; ½ lata de ervilhas; 1 colher (sopa) de vinagre; 300 gramas de carne de siri (disponível congelada e pronta para o uso). Faça um refogado com todos os ingredientes e junte a carne de siri. Cozinhe tudo durante alguns minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Preparo: Bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais um pouco. Acrescente, pouco a pouco, o óleo, a farinha, o leite, o fermento e o sal, misturando tudo muito bem. Coloque metade da massa numa fôrma untada e polvilhada com farinha de rosca. Distribua, de maneira uniforme, o recheio e cubra com a massa restante. Polvilhe com 2 colheres (sopa) de parmesão ralado e leve ao forno para assar. Sirva morno acompanhado de salada verde. Dica: Siga as instruções da embalagem da carne de siri para o descongelamento. Esta massa pode também ser recheada com frango desfiado, carne moída, ou outro recheio de sua preferência.

Comentários

comentários