Superapetite #2

Pimentões Recheados é prato clássico da mesa brasileira. Para quem conta as calorias, pode ser servido como prato único (Foto: GB Imagem)

Pimentões Recheados

Ingredientes: 4 pimentões de tamanho médio; 400 gramas de carne moída; 2 colheres (sopa) de óleo; 2 cebolas picadas; 2 dentes de alho amassados; ½ xícara (chá) de caldo de carne; 1 ovo cozido picado; 1 colher (sobremesa) de amido de milho; azeitonas verdes picadas; sal e pimenta-do-reino a gosto.  Preparo: Numa panela, coloque o óleo, frite a cebola e o alho até murchar e acrescente carne moída. Refogue durante alguns minutos, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Refogue mais um pouco. Acrescente ¼ (xícara) do caldo de carne, o amido de milho e as azeitonas. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo, junte o ovo cozido e deixe esfriar. Corte a tampa dos pimentões e reserve. Retire todas as sementes, recheie com a carne refogada e coloque novamente a tampa, prendendo com palitos. Acomode os pimentões recheados, um ao lado do outro, numa panela de fundo largo. Coloque o restante do caldo e leve ao fogo, cozinhe a gosto; vá sempre acrescentando caldo de carne até atingir o ponto de cozimento desejado. Sirva quente. Variação: Além do pimentão verde, fica delicioso preparado com pimentão vermelho ou pimentão amarelo.

Bolo de Limão

O Bolo de Limão pode ser preparado com antecedência e é ideal para ser servido no lanche da tarde, acompanhado de café ou chá (Foto: GB Imagem)

Ingredientes: 3 ovos; ½ xícara de óleo; 2 xícaras de açúcar; ½ xícara de leite; ½ xícara de suco de limão; Raspas de 1 limão; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 2 xícaras de farinha de trigo. Preparo: Pré-aqueça o forno a 250°. Unte e enfarinhe uma forma redonda. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento. Bata até misturar bem. Adicione o fermento e pulse apenas para misturar. Coloque na forma e asse até dourar. Desenforme de morno a frio. Sirva com um café bem gostoso. Variação: No momento de servir, polvilhe o bolo com raspas de limão.

Flã de Ervilhas

Ingredientes: 2 latas de ervilhas; 1 ½ colher (sopa) de amido de milho; 1 ½ xícara (chá) de leite; 6 ovos separados; 50 gramas de queijo parmesão; margarina; queijo parmesão ralado; sal e pimenta do reino a gosto. Preparo: Escorra as ervilhas, coloque-as no copo do liquidificador e bata até obter um composto cremoso. Reserve. Prepare o molho branco: aqueça 1 ½ colher (sopa) de margarina junte o amido de milho e mexa bem até que fique ligeiramente dourado (cuidado para não escurecer demais). Mexendo sempre, adicione o leite aos poucos e cozinhe em fogo regular até engrossar, mexendo continuamente. Retire do fogo e, continuando a misturar com uma colher de pau, junte o purê de ervilhas, o parmesão ralado e as gemas, uma de cada vez, mexendo bem a cada adição. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente as claras batidas em neve, misturando delicadamente, sem bater, e em movimentos de baixo para cima. Despeje numa forma redonda (com furo central) untada com margarina e leve ao forno pré-aquecido (180º), em banho-maria. Asse por aproximadamente 45 minutos. Sirva quente acompanhado de molho de tomate

Torta de Pão e Berinjela

Ingredientes: 8 fatias de pão de fôrma; 2 berinjelas grandes; 100 gramas de manteiga; 2 ovos; 100 gramas de queijo ralado; creme de leite; sal; salsa e tomilho desidratado. Preparo: Limpe, lave e enxugue as berinjelas. Corte-as em fatias, polvilhe com sal e deixe descansando sobre uma peneira durante aproximadamente 1 hora. Após esse tempo, enxágue sob água corrente. Enxugue as fatias, passe-as na manteiga e aromatize com salsa picadinha e tomilho. Unte com bastante manteiga uma fôrma refratária e disponha uma camada de fatias de pão, sem a casca. Cubra com as fatias de berinjela e polvilhe queijo ralado. Faça uma segunda camada de pão, polvilhe com queijo ralado e complete com os ovos batidos com um pouco de creme de leite. Leve ao forno preaquecido (200º) por cerca de 20 a 25 minutos. Sirva bem quente.

Superapetite #2

Da Redação / GB Edições

Comentários

comentários